Seguidores

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Indígenas do Tocantins

 Indígenas do Tocantins

500 Anos do Brasil

Os Povos Indígenas do Tocantins

São indígenas de sete etnias: Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny) pertecem ao tronco linguístico Macro-Jê e os Xerente, Krahô Canela, Apinajè e Pankararú. Eles se distribuem em mais de 82 aldeias, em municípios de todas as regiões do Estado.
Os povos: Karajá, Javaé e Xambioá
Os Karajá, Javaé e Xambioá são o mesmo povo e se autodenominam Iny. Pertencem ao tronco linguístico Macro-Jê, família Karajá e língua Karajá. Os três grupos falam a mesma língua.
Segundo Darcy Ribeiro, estes índios migraram sempre, até chegar a ilha do bananal.
Mantiveram suas aldeias separadas em virtude da luta com o não índio. abaixo mostra suas localizações:
 
ilha do Bananal, nas  margens do Rio Javaés
                                 




Os Karajá do Norte, mais conhecidos como Xambioá, estão divididos em duas aldeias, localizadas na margem direita do rio Araguaia. Falam a mesma língua que os Karajá e os Javaé da Ilha do Bananal, mas mantêm muito menos contato com estes que com a população vizinha. 



Os Javaé  habita o interior da Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, no Brasil. São aparentados aos Carajás, vivem às margens do Rio Javaés




 

Os carajá habitam região dos rios Araguaia e Javaés, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, no Brasil. 

                           

O Povo Xerente
Pertencem ao grupo linguístico Macro-Jê


Localização. O território Xerente - composto pelas Terras Indígenas Xerente e Funil - localiza-se no cerrado do Estado do Tocantins, na banda leste do rio Tocantins, 70 km ao norte da capital, Palmas.


O povo Krahô
Vive numa área demarcada de 302.533 hectares, próxima as cidades de Itacajáe Goiatins, em 15 aldeias e uma população de 1.500 pessoas. A reserva onde vivem hoje é considerada a maior área de cerrados inteiramente preservada do Brasil.Pertencem ao tronco linguístico Macro-jê


  
Entre os indígenas do povo Krahô, muitos andam
sem roupa (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O povo Apinajé
Os Apinajé pertencem ao tronco Macro-Jê, família Jê descendentes do grupo Timbira e vivem numa área demarcada, a partir de 1985, de 141.904 hectares, próximos aos municípios de Tocantinópolis, Maurilândia e Lagoa de São Bento.
Textos extraídos de "Os Povos Indígenas do Tocantins", Professora Lídia Soraya Liberato Barroso.



Pankararu
Localizados no município de Gurupi, terceira maior cidade do Tocantins, os Pankararu são originários do sertão de Pernambuco, aldeia Brejo dos Padres. Há mais de 30 anos migraram para o antigo norte goiano, expulsos pela ação dos posseiros.
Reconhecidos recentemente pela Funai, os Pankararu estão vivendo o processo de criação da sua reserva indígena e o resgate do ritual “o encantado”.

I
Pankararu - Pernambuco








Um comentário: